Pular para o conteúdo principal

fonte de alimentação do pc

Fonte de alimentação

A função da fonte é transformar a corrente alternada da tomada em corrente contínua (AC) já nas tensões corretas, usadas pelos componentes. Ela serve também como uma última linha de defesa contra picos de tensão e instabilidade na corrente, depois do nobreak ou estabilizador.
Embora quase sempre relegada a último plano, a fonte é outro componente essencial num PC atual. Com a evolução das placas de vídeo e dos processadores, os PCs consomem cada vez mais energia. Na época dos 486, as fontes mais vendidas tinham 200 watts ou menos, enquanto as atuais têm a partir de 450 watts. Existem ainda fontes de maior capacidade, especiais para quem quer usar duas placas 3D de ponta em SLI, que chegam a oferecer 1000 watts!
Uma fonte subdimensionada não é capaz de fornecer energia suficiente nos momentos de pico, causando desde erros diversos, provocados por falhas no fornecimento (o micro trava ao tentar rodar um game pesado, ou trava sempre depois de algum tempo de uso, por exemplo), ou, em casos mais graves, até mesmo danos aos componentes. Uma fonte de má qualidade, obrigada a trabalhar além do suportado, pode literalmente explodir, danificando a placa-mãe, memórias, HDs e outros componentes sensíveis.
Evite comprar fontes muito baratas e, ao montar um micro mais parrudo, invista numa fonte de maior capacidade.
Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/fonte-de-alimentacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Navegadores mais utilizados de 2017

Os navegadores mais utilizados em 2017 Qual navegador você usa? Toda plataforma já sai de fábrica com personalidade definida. Ou seja, além das especificações de hardware, uma série de aplicativos ou softwares nativos fazem parte de smartphones, tablets, PCs e outras entidades da fauna tecnológica. O exemplo clássico são os navegadores de internet. Plataformas Windows com  Internet Explorer , Linux com  Mozilla Firefox , Apple com  Safari , Google com  Chrome  e por aí vai. O navegador de internet é também um dos primeiros aplicativos não padrão que se instala num PC. Muito influenciado pela baixa popularidade histórica do Internet Explorer entre os usuários,  web browsers  não padrão são amplamente usados em computadores. Pelo fato do Windows ser ainda o sistema operacional mais popular, grande parte do público está acostumado a sempre baixar e instalar browsers não nativos. Google Chrome é o navegador de internet mais popular Com tanta...