Pular para o conteúdo principal

placa de vídeo

O que é e para que serve uma placa de vídeo

Uma placa de vídeo é o componente do hardware do computador responsável por administrar e controlar as funções de exibição de vídeo na tela. Todo computador contemporâneo usa uma interface gráfica. A placa gráfica faz com que essa interface salte aos olhos através do LCD.

TechTudo preparou este artigo para esclarecer para que serve a placa de vídeo.
Placas gráficas embutidas atuais funcionam dentro do processador, como o esquema acima mostra (Foto: Reprodução)CPU e GPU juntas (Foto: Reprodução)
Entenda como a GPU trabalha

Para entender como a GPU trabalha, e a importância de sua atuação, basta pegar como exemplo um computador com uma tela cuja resolução máxima alcança 1366 x 768 pixels, valor bastante comum em notebooks atuais.
Tal tela, não importa quantas polegadas tenha, é formada por uma largura de 1366 pixels (pontos) e altura de 768 pixels (pontos). Isso significa que o display tem um total de 1.049.088 pixels para serem iluminados. Cada ponto desses tem uma coordenada, uma determinada cor e comportamento. Quem gerencia tudo isso é a GPU.
Esses milhões de pontos estão em constante mutação, como em um jogo ou durante a exibição de um filme em tela cheia. A placa gráfica coordena o espetáculo por trás dos panos, administrando as variadas situações a que cada ponto estará vinculado em termos de luminosidade e cor em instantes muito curtos.
Dedicadas e embutidas
Existem dois grandes grupos de placas de vídeo. As mais simples, destinadas ao usuário comum, e as mais poderosas, voltadas para gamers e entusiastas de hardware.
Placas embutidas

O termo “placa” pode soar um pouco deslocado, uma vez que, na verdade, não há uma placa de vídeo. O que acontece é que o processador gráfico, normalmente chamado de GPU (sigla para Graphics Processor Unit, ou “unidade de processamento gráfico), é embutido dentro de outro chip. Existem duas alternativas, ao menos no mundo dos PCs: AMD ou Intel. Com a chegada do Windows 8 para processadores ARM isso mudará.
Nos computadores atuais, a GPU é montada no interior dos processadores. Isso permite que o consumidor que não faz questão de uma placa de vídeo ultra poderosa – e cara – abra mão deste equipamento e entregue o encargo do processamento gráfico do computador à CPU.
Antiga GPU da SIS vinha soldada diretamente na placa-mãe. Hoje as GPUs da baixo desempenho estão dentro dos processadores (Foto: Reprodução)Antiga GPU da SIS. (Foto: Reprodução)
Passado
Antigamente, os processos de manufatura e as arquiteturas de processadores não eram tão refinados. Por conta disso, computadores que dispensavam placas gráficas dedicadas traziam uma GPU soldada na placa-mãe.
Placas dedicadas
Há, basicamente, dois tipos de placas de vídeo: modelos para jogos e modelos para profissionais de edição de vídeos e de modelagem tridimensional. Em termos de placas dedicadas, são também duas marcas disputando o mercado global: Nvidia, com as GeForce para gamers e Quaddro para profissionais, e a AMD, com as Radeon para gamers e as FirePro para profissionais.
É possível associar a placa de vídeo dedicada a um minicomputador acoplado no seu computador. Assim como a placa-mãe, ela necessita de alimentação de energia própria, apresenta sistema de resfriamento ativo por meio de ventiladores, capacitores e circuitos diversos. Além disso, assim como o computador em si, dispõe de bancos de memória randômica e de um microprocessador altamente especializado: a GPU.
Modelos para gamers
No mercado de jogos e entusiastas, Nvidia GeForce e AMD Radeon disputam palmo a palmo a atenção dos consumidores (Foto: DivulgaçãoNo mercado de jogos e entusiastas, Nvidia GeForce e AMD Radeon disputam palmo a palmo a atenção dos consumidores (Foto: Divulgação
Os modelos de placas para gamers são mais capacitadas do que as GPUs embutidas nos processadores, tendo em vista que carregam recursos mais aprimorados. Enquanto o processador necessita de diversos outros controladores e precisa se encarregar de muitas funções, a GPU tem dedicação exclusiva ao processamento gráfico.
Modelos profissionais
Os modelos profissionais são placas capacitadas para trabalhar com grandes e pesadas manipulações de softwares de edição ou de vídeo. No começo do texto, imaginamos a situação de uma GPU que precisa cuidar de um espaço de 1366 x 768 pixels.
Entre os modelos voltados para os profissionais, Nvidia e AMD se enfrentam com as linhas Quadro e FirePro, respectivamente (Foto: Divulgação)Entre os modelos voltados para os profissionais, Nvidia e AMD se enfrentam com as linhas Quadro e FirePro, respectivamente (Foto: Divulgação)
É aí que entram as Quaddro e FirePro. O exemplo acima pode ter sido um pouco exagerado, mas dá uma dimensão do tipo de aplicação para as quais estas placas são pensadas.
Você pode pensar: se elas são tão poderosas, devem rodar jogos melhor do que as GeForce e Radeon. Na verdade, em alguns casos, em capacidade de processamento, elas até são mais fortes, mas perdem na hora de rodar um game por não oferecem o mesmo nível de sofisticação de software e de adequação às ferramentas com as quais os jogos são criados.
Fonte:http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/para-que-serve-placa-de-video.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Navegadores mais utilizados de 2017

Os navegadores mais utilizados em 2017 Qual navegador você usa? Toda plataforma já sai de fábrica com personalidade definida. Ou seja, além das especificações de hardware, uma série de aplicativos ou softwares nativos fazem parte de smartphones, tablets, PCs e outras entidades da fauna tecnológica. O exemplo clássico são os navegadores de internet. Plataformas Windows com  Internet Explorer , Linux com  Mozilla Firefox , Apple com  Safari , Google com  Chrome  e por aí vai. O navegador de internet é também um dos primeiros aplicativos não padrão que se instala num PC. Muito influenciado pela baixa popularidade histórica do Internet Explorer entre os usuários,  web browsers  não padrão são amplamente usados em computadores. Pelo fato do Windows ser ainda o sistema operacional mais popular, grande parte do público está acostumado a sempre baixar e instalar browsers não nativos. Google Chrome é o navegador de internet mais popular Com tanta...